bithinhos

Blog do Ninho

Xixi e cocô no lugar certo

Xixi e cocô no lugar certo
Compartilhar

25/09/2017 17:00

Um assunto que volta e meia chega até nós e, justo por isso, merece ser recuperado, é como lidar com seu cão e suas necessidades.

Assim como a maioria das questões que dizem respeito aos hábitos e aos comportamentos dele, ensiná-los a fazer xixi e cocô no lugar certo passa pelo adestramento e por alguma dose de paciência.

Diferente de nós humanos, eles não fazem questão de controlar a bexiga e o intestino, ou seja, deu vontade, eles vão e fazem.

O ideal é educa-los ainda filhotes, mas também os adultos podem aprender a fazer suas necessidades do lado de fora da casa, num tapete higiênico ou em um canto com jornais.

Como eles têm uma lógica elementar, de nada adianta puni-los após o cometimento do “crime”, pelo contrário, a ideia é afagá-los ou premiá-los com um petisco toda a vez que eles fizerem o xixi ou cocô no lugar certo.

Monitore os horários em que ele usualmente faz suas necessidades e, quando esse momento se aproximar, o leve ao lugar pré-determinado. Nas clássicas situações em que ele cheira com insistência ou fica girando entorno de um determinado lugar, é o momento de dar aquela voz de comando chamando-o para o “banheiro”.

Cães que fazem xixi em sinal de submissão e aqueles machos que exercem seu “dever” de demarcar território merecem atenção especial. Porém, há casos em que esse “mau comportamento” tem relação direta com problemas gastrointestinais, com parasitoses ou com algum tipo de estresse ou ansiedade. No lugar de especular ou sofrer, uma conversa detida com seu veterinário será de muita valia, examinando as possíveis causas desse descontrole.

 

E, por fim, deixamos outras duas dicas importantes: procure adotar uma dieta adequada, com horários fixos, isso ajuda no controle dos horários da evacuação, e o leve diariamente para dar uma voltinha, atividade que estimula o processo digestório e o condiciona a fazer as necessidades na rua (Ah, e nunca se esqueça de recolher o “serviço feito”).