bithinhos

Blog do Ninho

Como saber se seu cachorro está com febre

Como saber se seu cachorro está com febre
Compartilhar

07/08/2017 17:04

Se seu cão se mostra abatido, sem apetite, com focinho quente e seco ele pode estar com febre, ocorrência associada a alguma infecção ou falha no sistema imunológico.

 

Diferente da gente, a temperatura de um cão saudável varia de 38,5 a 39,5 graus. Para medir sua temperatura, reserve um termômetro comum, desses por nós utilizados, exclusivamente para ele. Observe se o nível do mercúrio está na casa dos 35 graus – e, se não estiver, sacuda-o. Lubrifique o termômetro com gel ou vaselina e o introduza com cuidado no ânus cão, observando para deixar um pouco mais da metade para fora. É mais confortável e seguro que ele esteja deitado nessa hora. Se o cão ficar agitado, peça para alguém segurá-lo. Deixe ali por dois minutos, retire com cuidado e verifique a temperatura. E, após o uso, não se esqueça de limpar o termômetro.

 

Caso você queira diminuir a temperatura em casa, faça-o beber bastante água ou, se ele demonstrar resistência, ofereça água de coco natural. Fique ao lado dele, o conforte e se ele apresentar tremores, cubra-o com uma manta leve. Assim como fazemos com as crianças, um banho morno ajuda nesses casos.

 

E, independente dos cuidados tomados em casa, a ida ao veterinário é fundamental, principalmente se a febre estiver acima dos 40 graus.